Ícone do site Serena Ucelli di Nemi

O livro Torto Arado já é um classico

PREMIO JABUTI

Serena Ucelli comenta o livro Torto Arado de Itamar Vieira Jr.

Torto Arado

Vencedor do prêmio Jabuti o Livro Torto Arado de Itamar Vieira Jr, um dos escritores mais talentosos da nova geração, deixa a gente sem folego.

Ambientado no sertão da Bahia, um dos melhores romances contemporâneo Brasileiros.

Itamar Vieira Jr.

Itamar Vieira Jr.

Itamar Vieira Jr. começou a escrever o livro aos seus 16 anos, mas seus manuscritos foram perdidos durante uma das muitas mudanças da família. Somente depois de vinte anos o escritor voltaria a escrever esta história.

Chapada Diamantina

foto: Giovanni Marrozzini

O livro trata da escravocracia que se passava na fazenda Água Negra na Chapada Diamantina e conta a história de duas irmãs, Bibiana e Belonisia, marcadas por um acidente de infância, e que vivem em condições de trabalho escravo contemporâneo em uma fazenda no sertão da Chapada Diamantina.

O Romance

O romance e dividido em três partes, a primeira e narrada por Bibiana, a segunda por sua irmã Belonisia e a terceira por uma entidade do Jarê; pratica religiosa de matriz africana presente exclusivamente na região da Chapada Diamantina.

Internacional

Torto Arado – Editora Leia

Originalmente publicado em Portugal, pela editora Leya, após vencer o prêmio de mesmo nome é publicado no Brasil pela editora Todavia.

Além do Prémio Leya, venceu também importantes competições como o Prêmio Jabuti 2020 e o Prêmio Oceanos 2020.

Sinopse

Nas profundezas do sertão baiano, as irmãs Bibiana e Belonísia encontram uma velha e misteriosa faca na mala guardada sob a cama da avó. Ocorre então um acidente. E para sempre suas vidas estarão ligadas — a ponto de uma precisar ser a voz da outra. Numa trama conduzida com maestria, o romance conta uma história de vida e morte, um realismo magico que me lembrou o estilo do colombiano Gabriel Garcia Marquez no romance “Cem anos de solidão “

Boa leitura

Sair da versão mobile