Kengo Kuma, é um arquiteto japonês contemporâneo nascido no Japão em 1954 . Ele foi autor de obras de grande importância, incluindo o Opera House de Granada .
Infância e educação
Kuma frequentou a escola primária e secundária de Eiko Gakuen. Depois de se formar em Arquitetura da Universidade de Tóquio em 1979, trabalhou por um tempo em Nihon Sekkei e Toda Corporation. Em seguida, mudou-se para Nova York para estudar na Universidade de Columbia como pesquisador de 1985 a 1986.
Filosofia e escritos
O objetivo declarado de Kuma é recuperar a tradição dos edifícios japoneses e reinterpretar essas tradições para o século XXI. Em 1997 ganhou o Prêmio do Instituto de Arquitetura do Japão e em 2009 foi nomeado Oficial da Ordem das Artes e Letras na França. Kuma é autor de numerosos livros e artigos que discutem e criticam abordagens na arquitetura contemporânea. Seu texto seminal Anti-Object: The Dissolution and Disintegration of Architecture, escrito em 2008, requer uma arquitetura de relacionamento, respeitando o meio ambiente em vez de dominá-lo. Os projetos de Kuma mantêm um grande interesse na manipulação da luz com a natureza através da materialidade.
Projetos
Seus projetos principais incluem o Tokyo Suntory Art Museum, o Bamboo Wall House na China, a sede do Grupo LVMH no Japão (Louis Vuitton Moet Hennessy), o Besançon Art Centre na França e um dos maiores spas do Caribe para o Mandarin Oriental Dellis Cay.
Kengo Kuma projetou o Roof / Birds, uma casa de hóspedes localizada em uma encosta com vista para Mount Asama, em Karuizawa, na prefeitura de Nagano, uma área que tem presença de pássaros selvagens. É um conjunto de pequenos edifícios para minimizar o impacto sobre a natureza e não perturbar os pássaros. Os mais notáveis são os telhados de madeira inclinados em diferentes ângulos, que dialogam com os arborizados e que parecem levitar entre as árvores. Os telhados com duas águas flutuam em corpos de vidro com estruturas que procuram máxima luminosidade com pilares feitos de perfis de aço.
Fonte | Wikipédia
Um comentário sobre “Biografia de Kengo Kuma”
Você precisa fazer log in para comentar.