Praça Cidade de Milão
Fomos a reinauguração no domingo 17 de dezembro com a presença do Prefeito de São Paulo, João Doria, do consul da Itália Michele Pala e dos patrocinadores. A cerimonia contou com a apresentação dos cantores líricos do Mozarteum cantando ao vivo os hinos nacionais do Brasil, da Italia e no final, quando da abertura da agua do chafariz, um trecho da Opera La Traviata, do compositor Giuseppe Verdi.
A plateia de domingueiros que normalmente frequenta o Parque Ibirapuera com seus cachorros e bicicletas ficou participando com paixão e aplausos aos discursos das autoridades.
O Projeto de Restauro
A Praça Cidade de Milão nasceu a partir de um acordo assinado em março de 1962, segundo o qual São Paulo e Milão são declaradas irmãs gêmeas. Nesse mesmo ano, Gino Cassini, prefeito de Milão, inaugura na capital lombarda o Largo São Paulo e, em visita a São Paulo, no mês de outubro daquele ano e na presença de Francisco Prestes Maia, então prefeito de São Paulo, inaugura a Praça Cidade de Milão.
Na ocasião, Prestes Maia anuncia sua intenção de instalar no local reproduções de quatro estátuas do gênio renascentista Michelangelo Buonarroti. Trata-se das alegorias que representam a Noite, o Dia, o Crepúsculo e a Aurora e cujos originais encontram-se na capela dos Medici, em Florença.
Doação e Patrocinadores
Desde então a praça foi restaurada duas vezes, sendo a primeira em 1998, com recursos da iniciativa privada e, mais tarde, em 2003, com recursos doados pela cidade de Milão.
Desta vez, a obra é uma doação da Pirelli.
O projeto de restauro da fonte e de requalificação da praça, realizado no âmbito do projeto ITALIA PER SAN PAOLO, tem curadoria do IED – Instituto Europeu de Design e prevê, além dada restauração da fonte, o refazimento dos jardins e a instalação de um novo sistema de iluminação e de modernos elementos de mobiliário urbano, bem como de um sistema de câmeras de vigilância com reconhecimento facial fornecido pela Tim. A Polishop tomou compromisso da manutenção e melhorias para os próximos três anos.
da restauração da fonte, o refazimento dos jardins e a instalação de um novo sistema de iluminação e de modernos elementos de mobiliário urbano, bem como de um sistema de câmeras de vigilância com reconhecimento facial fornecido pela Tim. A Polishop tomou compromisso da manutenção e melhorias para os próximos três anos.
Em breve é prevista a restauração de uma casa, em frente a praça, destinada para o ensino das Artes e a convivência das crianças com os artistas.
Para sentir o clima confira um pequeno vídeo da inauguração:
Você precisa fazer log in para comentar.