Roberto Bolle (nascido em 26 de março de 1975 em Casale Monferrato) é um dançarino italiano.
Atualmente é um dos principais bailarinos do American Ballet Theatre e principal bailarino do La Scala Theatre Ballet. Também conhecido como artista convidado das maiores empresas do mundo, incluindo o Royal Ballet, o Mariinsky Ballet, o Bolshoi Ballet e o Paris Opera Ballet.
Roberto nasceu em Casale Monferrato, na região de Piemonte, na Itália. Começou a dançar aos doze anos de idade e, em 1990, foi descoberto por Rudolf Nureyev, que escolheu o papel de Tazio na ópera. Morte em Veneza, mas o Teatro proibiu-o de aceitar a oferta porque era muito jovem
Em 1996, após uma aparição em Romeu e Julieta, Bolle, de vinte anos, foi promovido a bailarino principal no La Scala. Ele deixou o La Scala aos 21 para seguir uma carreira de freelancer. Desde então, ele já atuou em muitos ballets incluindo Bela Adormecida, O Lago dos Cisnes, Cinderela, O Quebra-Nozes, Giselle, La Esmeralda, e no meio, um pouco elevada.
Bolle dançou para o Royal Ballet, o Ballet de Tóquio, o Ballet Nacional do Canadá, o Ballet de Estugarda, o Ballet Nacional da Finlândia, a Staatsoper de Berlim, a Ópera Estatal de Viena, a Staatsoper, em Dresden, a Ópera Estadual Bávara, o Internationale Maifestspiele Wiesbaden, 8º e 9º festivais internacionais de balé em Tóquio, o Teatro dell’Opera di Roma, o Teatro di San Carlo em Nápoles e o teatro da cidade de Florença.
Derek Deane, diretor do English National Ballet, criou duas produções para ele: Swan Lake e Romeu e Julieta, ambos realizados no Royal Albert Hall, em Londres. No 10º aniversário do Teatro da Ópera no Cairo, ele se apresentou em Aida nas pirâmides de Gizé e depois na Arena de Verona para uma nova versão da ópera ao vivo em todo o mundo.
Em outubro de 2000 ele abriu a temporada no Covent Garden Opera House, em Londres realizando Lago dos Cisnes, e em novembro ele foi convidado pelo Ballet Bolshoi para celebrar 75º aniversário de Maya Plisetskaya na presença do presidente Vladimir Putin.
Em junho de 2002, por ocasião do Jubileu de Ouro da rainha Elizabeth, ele dançou o Swan Lake Ato III pas de deux com a bailarina principal do Royal Ballet Zenaida Yanowsky no salão de baile no Palácio de Buckingham, na presença da rainha. O evento foi transmitido ao vivo pela BBC e enviado para os países da Commonwealth.
Durante a temporada 2003-2004, ele foi promovido a Étoile do Teatro La Scala. Em 1º de abril de 2004, ele dançou em frente ao Papa João Paulo II na Praça de São Pedro para celebrar o dia dos jovens. No dia 7 de dezembro, para celebrar a reabertura do Teatro La Scala após sua restauração, ele dançou a Europa reconhecida com Alessandra Ferri e três semanas depois, na Gala de Ano Novo.
Em dezembro de 2005, no Covent Garden Opera House, em Londres, ele apresentou a produção de Sylvia, de Frederick Ashton, transmitida pela BBC no dia de Natal.
Bolle dançou na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2006 em Turim. A cerimônia foi transmitida em todo o mundo e vista por 2,5 bilhões de pessoas.
Em 2007 ele se apresentou pela primeira vez com a ABT [1] como artista convidado, por ocasião da performance de despedida de Alessandra Ferri.
Em 2008, ele realizou sua gala Roberto Bolle e amigos na praça da catedral de Milão e na Piazza del Plebiscito, em Nápoles. Com a cooperação da FAI também tem produzido espectáculos no Coliseu, em Roma e no Vale dos Templos de Agrigento, no espaço em frente ao Templo de Concord. A excursão gala verão foi repetido nos anos seguintes (2009-2011) nos Jardins de Boboli em Florença, o antigo teatro de Taormina, o castelo de Fénis (Aosta), Piazza della Pilotta em Parma, Piazza San Marco em Veneza, o grande teatro ao ar livre de Torre del Lago Puccini, os Banhos de Caracalla, em Roma.
Para a temporada de primavera de 2009 no Metropolitan Opera House, em Nova York, Bolle atuou como dançarino principal no American Ballet Theatre. Primavera 2010 American performances Ballet Teatro de Bolle incluem A Dama das Camélias, Swan Lake, The Bayadère e Romeu e Julieta.
Em 01 de janeiro de 2013 Roberto Bolle acompanhado pelo Ballet do Teatro alla Scala, em Milão é o intérprete da criação do coreógrafo italiano-Africano Mvula Sungani no “Concerto de Ano Novo” da Gran Teatro La Fenice em Veneza transmitido mundialmente pela RAI 1 e Art. [13] [14] [15]
Em 2016 Rai é o protagonista de um dos seu programa de televisão Roberto Bolle – Minha dança livre, por Luisa Ranieri e Francesco Pannofino e foi ao ar em 8 de ottobre.Tra convidados da noite incluem Carla Fracci, Virginia Raffaele, Paola Cortellesi , Nicoletta Manni, Misty Copeland [16] [17].
Em 2017, Bolle visitou a Itália com sua nova gala “Roberto Bolle e amigos” (Roberto Bolle e Amici) [18]. Em 26 e 27 de Maio 2017, por 100 anos, Acqua di Parma estrelado bailarino Roberto Bolle parou em Parma por duas performances de sua Gala “Roberto Bolle and Friends”
Desde 1999 ele está no Embaixador da Boa Vontade da UNICEF. [1] Em 2006, ele visitou o Sudão, passando tempo em escolas e hospitais. Em junho de 2007, ele arrecadou mais de US $ 655.000 para projetos de educação e saúde no Sudão
FONTE: Wikipidia
Você precisa fazer log in para comentar.