Cesar Camargo Mariano
Hoje, quinta feira 17/05/2018, a Entrevista exclusiva com o pianista brasileiro Cesar Camargo Mariano.
Confira as 23.30 h. no programa “Especial Arte1”
Net (canais 53 e 553), Sky (canal 81), Vivo TV (canais 127 e 627) Claro TV (canal 53), Oi TV (canal147), GVT (canal 84), e operadoras independentes.
ESTREIA – 5 ª 17/05/18 as 23.30 h.
REPRISES: –
- 6 ª 18/05 as 13.00 h.
- Sábado 19/05 as 02.45 h. (madrugada)
- 3 ª 22/05 as 21.00 h.
- 5 ª 24/05 as 05.00 h. (madrugada)
BIOGRAFIA
Antônio César Camargo Mariano (São Paulo, 19 de setembro de 1943) desenvolveu uma carreira expressiva como pianista, arranjador, produtor e compositor.
É, desde os 16 anos, profissional da área musical.
Autodidata, aos quatorze anos passa a ser apresentado como “menino prodígio” em espetáculos em que acompanha bandas de jazz. Logo começa a atuar como profissional na Orquestra de William Furneaux, e em 1962 forma o grupo “Três Américas”.
Integra o “Quarteto Sabá”, com quem grava o primeiro LP. Em seguida monta o gupo “Sambalanço Trio”, ao lado de Airto Moreirae Humberto Claiber, gravam cinco LPs ,um deles com o cantor e bailarino Lennie Dale. No fim da década de 60 é contratado pela TV Record de São Paulo, onde trabalha como instrumentista e arranjador, e grava vários discos com seu novo grupo, “Som Três”. Participou como jurado de festivais de música da Record. Na mesma época, entra no mercado de jingles e canções para cinema e propaganda. Dedicou-se por muitos anos como arranjador e produtor de Wilson Simonal.
Nos anos setenta tem início uma bem-sucedida parceria com Elis Regina e logo após casou-se com ela. César atua como diretor musical, produtor e arranjador da cantora, excursionando pelo Brasil e por vários países. O hoje histórico álbum “Elis e Tom” (1970) teve a participação de Cesar Camargo Mariano como arranjador, pianista e diretor musical. Também participa de trabalhos com Chico Buarque, Maria Bethânia, Jorge Ben, Ivan Lins, Gal Costa entre outros.
Na década de oitenta César gravou dois discos considerados históricos: “Samambaia”, com o guitarrista Hélio Delmiro, e “Voz e Suor”, com a cantora Nana Caymmi. Em 1987, sua música instrumental “Mitos” é usada como tema de abertura da telenovela Mandala (telenovela), de Dias Gomes, na Rede Globo. Ainda nesta década, apresenta o programa “Um Toque de Classe”, na Rede Manchete.
Foi o primeiro a utilizar teclado sintetizador nos seus arranjos musicais. Continua atuando como arranjador, produtor, compositor e pianista no Brasil até 1994, quando se muda para os Estados Unidos. Cesar tem colaborado com grandes nomes internacionais, desde a música clássica de Yo-YoMa até o Jazz sofisticado de Blossom Dearie. Mesmo nos EUA, continua em contato permanente com os maiores nomes da MPB, dirigindo e produzindo discos e espetáculos.
Entre suas mais de 200 composições, figuram as hoje clássicas “Samambaia”, “Cristal” e “Curumim”, gravadas também por outros artistas como Yo-YoMa, Paquito D’Rivera, Clare Fisher e Ettore Stratta & The London Royal Philharmonic.
Entre vários prêmios nacionais e internacionais, Cesar Camargo Mariano recebeu dos Diretores da Academia de Artes e Ciências o prêmio especial “Lifetime Achievement Latin Grammy® Award” 2006, em reconhecimento à importância do conjunto de sua obra.
Pai do baixista Marcelo Mariano, do cantor Pedro Mariano ,da cantora Maria Rita, e da produtora musical Luísa Camargo Mariano.
Fonte: Wikipidia
Você precisa fazer log in para comentar.