BIOGRAFIA de Liliana Cavani
Liliana Cavani (Carpi, 12 de janeiro de 1933) é uma cineasta e roteirista italiana.
Filha de um arquiteto de Mantova ( Italia), foi sua mãe que a fez apaixonar pela sétima arte, acompanhando-a ao cinema quando criança.
Graduou-se em literatura antiga em Bolonha em 1959, depois em Roma formou-se no Centro Sperimentale di Cinematografia, ganhando o Ciak d’Oro com o curta “La Battaglia”.
Ela começou a fazer documentários e pesquisas sociais e políticas para a RAI: “A História do Terceiro Reich”, “A Mulher na Resistência”, “A Casa na Itália” e outras…
Em 1966, com “Francesco d’Assisi”, onde o santo foi interpretado por Lou Castel, ela fez seu primeiro filme.
Em 1968, a Cavani assina o novo filme “Galileo” (em competição no Festival de Cinema de Veneza) com o qual enfrenta o conflito entre ciência e religião.
Em 1969, a diretora filma “Os Canibais”, uma reinterpretação moderna do “Antióquia” de Sófocles, expressando em uma linguagem particular o conflito entre a piedade e o direito enraizado no contexto social e político daqueles anos.
Em 1971, a Cavani dirige “O Convidado” (Festival de Veneza fora da competição) que conta a história de uma mulher hospitalizada por anos em um asilo que tenta em vão reintegrar-se à sociedade dos saudáveis.
No ano seguinte, Cavani tornou-se apaixonada por um texto clássico da literatura tibetana, Milarepa, um místico do século XI.
Em 1973, com “O Porteiro da Noite” a Cavani se concentra no mistério da relação entre vítima e carrasco.
Em 1977, a diretora termina “Além do Bem e do Mal”; o filme conta os últimos acontecimentos da vida de Nietzsche, concentrando-se no relacionamento com Lou Andreas-Salomè e Paul Rée.
Em 1981 dirigiu “A Pele”, na qual aparecem Marcello Mastroianni, Claudia Cardinale e Burt Lancaster.
Com “Alem da Porta” de 1982 a Cavani faz uso de um elenco composto apenas de atores e atrizes europeus; As ambíguas perversões sexuais no interior de Berlim não ganham o favor dos críticos e nem Francesco com Mickey Rourke obtém o consentimento desejado.
Em 9 de dezembro de 1999, ele recebeu uma graduação honorária em Ciências da Comunicação da Universidade LUMSA em Roma para “a contribuição original que ela colocou na melhor tradição do cinema italiano através de uma pesquisa apaixonada e de apoio sobre a autenticidade do homem, com suas peças e anseio conturbado para o absoluto, e o compromisso contínuo de seu esforços de humanização da arte cinematográfica, dando forma e voz às grandes angústias do presente e a tensão espiritual de gerações modernas “.
Com o filme “O Jogo de Ripley” (2002), um filme com John Malkovich baseado em um romance de Patricia Highsmith, a diretora retorna ao sucesso internacional.
Em 2004, ela filmou o drama de televisão “De Gasperi, o Homem da Esperança”, com Fabrizio Gifuni e Sonia Bergamasco, dedicado ao famoso estadista italiano e transmitido pela Rai Uno no ano seguinte.
Em 2008 ela é a diretora da ficção “Einstein”.
De 2 a 12 de setembro de 2009 ela fez parte do júri do 66º Festival de Cinema de Veneza.
Em 2012 recebeu o prêmio Federico Fellini 8 1/2 de excelência artística no BIF & ST em Bari; no mesmo ano, ela também recebeu a carreira especial David.
Nos dias 8 e 9 de dezembro de 2014, seu terceiro trabalho sobre “Francesco de Assis” foi transmitido pela RAI Uno.
Fonte Wikipedia
Você precisa fazer log in para comentar.