Michelangelo Pistoletto
BIOGRAFIA Michelangelo Pistoletto
Michelangelo Oliviero Pistoletto (Biella, 25 de junho de 1933) é um artista italiano, pintor e escultor, animador e protagonista da Arte Pobre.
Pistoletto começou em 1947 como aprendiz na oficina do seu pai restaurador de pinturas, com quem colaborou até 1958.
Ao mesmo tempo, frequentou a escola de publicidade gráfica dirigida por Armando Testa.
Já naqueles anos iniciou sua atividade criadora no campo da pintura que se expressa também através de numerosos auto-retratos, em telas preparadas com impressão metálica e depois sobre superfícies de aço polido espelhado.
O uso de espelhos nas obras de Pistoletto representa o desejo do artista de explorar a terceira dimensão, o espaço e, acima de tudo, o tempo.
Venus dos Trapos”, de 1967, é um emblema.
«… Como intelectual, o seu papel era tecer uma trama de contactos entre artistas, facilitando a exposição e o diálogo entre galerias, em particular Ileana Sonnabend e Gian Enzo Sperone, que iniciaram a circulação da Pop Art na Itália e Arte Povera na França, Alemanha e Estados Unidos. »
1991, Ao estar em Biella (It.) para a inauguração de uma exposição de suas obras, Michelangelo Pistoletto viu uma fábrica abandonada, e decidiu comprá-lo para dar origem ao que algumas pessoas consideravam um “não-lugar”, isto é Utopia.
Dar lugar a uma utopia significa negá-la e, em vez disso, afirmar um projeto. O antigo Lanificio Trombetta torna-se a sede da Associação para a Fundação Pistoletto.
De 1991 a 1997 trabalhou na restauração do edifício.
“Nós organizamos eventos, performances (muitas vezes em colaboração com Stalker Teatro) e reuniões.
1994 Publicação do Progetto Arte, um manifesto com o qual Pistoletto propõe um novo papel para o artista: colocar a arte em interação direta com todos os campos da atividade humana que compõem a sociedade.
1998 A primeira edição da ARTE é organizada no CENTRO de uma transformação social responsável. Exposição de exposições, encontros e seminários que narram práticas artísticas de transformação dos contextos sociais em que são desenvolvidos, realizados pela Cittadellarte e pela rede internacional de colaborações. Desde então, a Fondazione Pistoletto tem celebrado novos artistas e novas obras através de uma revisão anual.
1998 A associação se transforma em uma fundação, “com o objetivo de desenvolver o trabalho de Pistoletto e criar situações de envolvimento entre arte e sociedade”. Citta dellarte é assim estabelecida como uma implementação do Manifesto Progetto Arte
1999 A Unidee (Universidade das Ideias de Cittadellarte) nasce como uma experiência de residência artística na Cittadellarte para desenvolver projetos artísticos para uma transformação social responsável.
2000 Paolo Naldini e Armona Pistoletto, da Inglaterra, vêm morar em Cittadellarte com Michelangelo e Maria e Salvatore. Estagiários e colaboradores compartilham esta temporada de programas de lançamento e definem em andamento a filosofia do lugar, juntamente com artistas, curadores, empresários e filósofos de diferentes países do mundo.
2003 É criada a associação cultural Love Difference, Movimento Artístico por uma Política Intermediterrânea, que pretende activar uma rede de cooperação entre instituições, artistas, arquitectos e investigadores de cada um dos países da área do Mediterrâneo, visando o desenvolvimento de projectos artísticos a favor de uma transformação social responsável. O projeto nasceu com o trabalho “Table Love Difference” de Michelangelo Pistoletto (2003-2007).
2004 A Universidade de Turim (Prof. Walter Santagata) dá a Pistoletto um título honorário em Ciência Política. Nesta ocasião, o artista anuncia o que constitui a fase mais recente de seu trabalho, chamado Terzo Paradiso.
2005 O Terceiro Paraíso é apresentado como um evento no âmbito da 51ª Bienal de Veneza, através da exposição “A ilha interior: arte da sobrevivência”, com curadoria de Achille Bonito Oliva, durante a qual são organizados eventos, reuniões e workshops.
Paolo Naldini desenvolve relações com a cultura livre e o movimento de código aberto. Particípa ao projeto, entre outros, Gilberto Gil como músico e como Ministro da Cultura do Brasil.
2005 O restaurante interno da Cittadellarte, até então aberto apenas a cidadãos e moradores, abre suas portas ao público, desenvolvendo uma culinária criativa e sustentável, utilizando apenas produtos oriundos da Cadeia Curta e respeitando o meio ambiente e a microeconomia da rede território.
2008 Do escritório de arquitetura, vem o projeto niv.v.a civitas, New Living Living Organisms, que trabalha com projeto arquitetônico, construção e comercialização de produtos e materiais de origem natural ou reciclada.
2009 É inaugurada a oficina operacional do projeto Cittadellarte Fashion – Bio Ethical Sustainable Trend, uma oficina operacional dedicada ao desenvolvimento da sustentabilidade bioética no setor têxtil. Decorre da contaminação entre a arte que assume uma responsabilidade social e aquele mundo da moda que busca um novo modelo de desenvolvimento ético e sustentável.
2012 É lançado o projeto Dia do Renascimento, o primeiro dia universal do renascimento para celebrar o Terceiro Paraíso.
2012 Paolo Naldini apresenta o neologismo Demopraxia, publicado pela primeira vez no texto de abertura do Giornalino di Arte no Centro 2012.
2012 Publicação do Manifesto pela Sustentabilidade da Moda Italiana, pela Câmara Nacional de Moda Italiana; colaboração com Cittadellarte, Fashion Office.
2013 Com a exposição “Année 1, Le Paradis sur Terre” o Louvre, Paris, abre-se à arte contemporânea e sanciona o Símbolo do Terceiro Paraíso como um símbolo universal.
2014 Lançamento (Naldini e Olga Pirazzi) da colaboração com a UNECE – Comissão Económica das Nações Unidas para a Europa, em particular ligada ao tema da Moda Sustentável.
2014 Na estera de Paolo Naldini, Juan Sandoval e Armona, Pistoletto, Unidee, da Universidade de Idéias de Cittadellarte expande suas atividades e torna-se um programa de treinamento aberto que consiste de uma estrutura dinâmica e flexível de módulos residenciais com semanal , destinado a promover e acompanhar uma (re) localização de práticas artísticas participativas em contextos locais. O Workshop Internacional de Práticas de Arte Socialmente Engajadas e Educação no discurso contemporâneo é realizado.
2015 A sede do Terceiro Paraíso em Biella é inaugurada. Restauração graças à contribuição do Comitê Biella Third Paradise.
2015 O primeiro Fórum de Renascimento começa em Cuba, marcando o início de uma oficina permanente de arte e política em Cuba, desenvolvida de acordo com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Este fórum abre o caminho para sucessivas nomeações em diferentes países, incluindo em Milão (2016 e 2017), Parma (2016), Melbourne (2017), Tirana (2017), Havana (2017). 2015 nascimento B.E.S.T. Studios, um novo laboratório para o design, desenvolvimento, produção e distribuição de idéias e produtos nos campos de design têxtil e de moda.
2017 Nasce o Jornal de Cittadellarte, o primeiro jornal da web da Fundação. A Revista é voltada para aqueles que querem aprender sobre as atividades, projetos e “visões” da Cittadellarte. O jornal leva o nome de uma publicação de papel histórico que por muitos anos acompanhou as atividades da Cittadellarte.
Fonte: Wikipedia e Fondazione Pistoletto
Você precisa fazer log in para comentar.