Marcel Wanders
BIOGRAFIA
Marcel Wanders (Boxtel, 1963) é um designer holandês que se autodefine como “Designer da New Age”.
Wanders nasceu e cresceu em Boxtel, na Holanda, e se formou com honras no Hogeschool voor de Kunsten Institute of the Arts Arnhem em 1988, depois de ser expulso da Academia de Eindhoven.
em 1996 Wanders recebeu o reconhecimento internacional por sua ‘Knotted Chair’, que combinava materiais de alta tecnologia com métodos de produção de “baixa tecnologia”, desenhada para a marca holandesa DroogEm 2000, ele abriu seu estúdio em Amsterdã,
Desde então, a ‘Knotted Chair’ foi incluída na coleção permanente do Museu de Arte Moderna de Nova York.
Em 2000, ele abriu seu estúdio em Amsterdã onde trabalha em Westerhuis, no bairro de Jordaan, em Amsterdã.
Wanders projeta para os fabricantes do mundo inteiro, tais como Alessi, B & B Itália, Bisazza, Ceramica Bardelli, Poliform, Moroso, Flos, Boffi, Cappellini, Magis e Droog.
Em 2001, Wanders co-fundou a marca de design Moooi da qual é co-proprietário e diretor de arte.
Wanders recebeu vários prêmios de design, incluindo o Rotterdam Design Prize (pelo qual ele foi indicado várias vezes) e o Kho Liang Ie Prize.
Ele lecionou no Museu de Arte Moderna de São Francisco, Limn, na Design Academy, Nike, IDFA, FutureDesignDays e em muitas das mais prestigiadas academias de design do mundo.
Em 2001, Marcel Wanders co-fundou a marca de design Moooi, na qual ele tem um papel triplo; Ele atua como proprietário, diretor de arte e designer de produtos para a empresa.
Em julho de 2002, a Business Week selecionou Marcel Wanders como um dos líderes da mudança no Design da Europa
em 2005 Wanders é membro do Conselho Consultivo da Escola de Liderança Criativa da THNK.
Em 2005, juntamente com o chef Peter Lute, ele desenvolveu o conceito “Lute Suites”, o primeiro hotel do mundo “all over city suites”, localizado nos arredores de Amsterdã.
Os projetos de interiores têm se tornado cada vez mais importantes no trabalho de Marcel, abraçados pelo envolvimento de pessoas em experiências sensoriais multicamadas.
Projetos notáveis até agora incluem conceitos arquitetônicos interiores icônicos como o Andaz Amsterdam Prinsengracht, o hotel Kameha Grand em Bonn, o hotel Mondrian South Beach em Miami, o Quasar Istanbul Residences e a flagship store da Villa Moda no Bahrein – para citar apenas alguns exemplos – além de residências particulares em Amsterdã e Maiorca.
Em 2006 ele foi eleito Designer Internacional do Ano pela Elle Decoration.
Muitos dos desenhos de Marcel Wanders foram selecionados para coleções de design e exposições e apresentados em revistas.
Wanders também projetou os interiores do Blits, um restaurante em Roterdã, bem como o interior do restaurante ‘Thor’ no “Hotel on Rivington” em Nova York, incluindo o bar TIC, lounge e clube privativo.
Em 2007, Wanders colaborou com a Puma sportswear para acessórios de praia.
em 2009, A primeira exposição individual de Marcel Wanders, “Daydreams”, é apresentada no Museu de Arte de Filadélfia, e sua primeira grande retrospectiva de museu em 15 anos, foi prevista para janeiro de 2014, no Museu Stedelijk de Amsterdã. Além disso, Marcel apresenta regularmente no Salone del Mobile, em Milão.
Em 2014, Wanders trabalha como designer de produto e designer de interiores e diretor de arte em seu estúdio Powerhouse, com cerca de 50 especialistas em design internacional. Eles realizaram mais de 1700 projetos para clientes particulares e marcas premium, como Alessi, Bisazza, KLM, Flos, Swarovski, Puma, entre outros.
Em 2015, ele foi aproveitado pela Revolution Precrafted para projetar uma casa pré-fabricada que ele chamou de Eden.
Wanders tem sido nas capas de todos os jornais e principais revistas de design como Domus, Interni, Blueprint, Design Report, ID, Abitare, Wallpaper, Nylon, Elle Decoration, Ícone, Esquire, o International Herald Tribune, The Washington Post, Financial Times, o New York Times, Business Week entre outras…
Fonte: Wikipidia
Você precisa fazer log in para comentar.