Amigos, estou em Milão acompanhando a maravilhosa Trienal Broken Nature: Design Takes on Human Survival” com curadoria da guru do design Paola Antonelli (Museu de Arte Moderna NYC ), juntamente com Ala Tannir, Laura Maeran e Erica Petrillo. Seis grandes novas comissões irão ancorar a trienal, além de mais de 27 instalações de instituições, universidades e países.
A parte que mais me impressionou foi a parte dedicada as plantas, confesso que fiquei emocionada. Foi como uma conscientização de como as plantas são seres vivos perfeitos que se comunicam entre elas, que percebem sons através das vibrações da terra e desenvolveram estratégias refinadas para se reproduzir e se defender. Podem contar por exemplo com a colaboração das formigas para afastar eventuais agressores.
A atividade humana transformou o planeta de forma tão permanente e vasta nos últimos dois séculos que a Terra entrou em uma nova época geológica, a Antropocena.
Um dos principais fundamentos do programa é o “design restaurativo”, conceito de que um bom design pode ajudar a lidar com o efeito corrosivo que os seres humanos tiveram em seus ambientes naturais e sociais.
Você precisa fazer log in para comentar.