Passarela flutuante sobre o Lago de Iseo (Italia) por Cristo
Christo e Jeanne Claude, Amor e Arte
Christo Vladimir Nabokov, nasceu em 13 de junho de 1935 na Bulgária Jeanne-Claude nasceu no mesmo dia como Jeanne-Claude Denat de Guillebon, em Casablanca, no Marrocos. Ela descendia de uma família de oficiais franceses. Ambos viviam juntos há 51 anos.
O casal ficou conhecido pelas instalações de Arte Ambiental, e pelo seus trabalhos no Reichstag, o Parlamento alemão em Berlim, e na Pont Neuf, ponte em Paris, The Gates no Central Park de Nova Iorque a Curtina no Vale do Colorado entre outros tantos.
Pouco antes dos primeiros encontros, Christo havia “embrulhado” seu primeiro pote de tinta, envolvendo-o com resina e tela de linho. Em seguida, amarrou-o e tratou-o com cola, areia e tinta de automóvel. A partir daí, começou a se dedicar cada vez mais a esta forma de trabalho.
A partir de 1994, o casal usava oficialmente os dois nomes juntos, com direitos iguais para as suas obras. Patrocinadores e contribuições de fundos públicos foram negados por ambos os artistas, que financiaram sua arte só com a venda dos esboços.
Não perca hoje, terça feira 25/12/2018 no canal Arte1 as 21,00 h.
Você precisa fazer log in para comentar.