Um livro especial, eu li sem conseguir parar!
Veja aqui o que tem a dizer a expert e crítica de literatura Loretta Kies sobre o livro de Delia Owens, “Um lugar bem longe daqui”
Loretta Kies, Crítica Literaria
“Um Lugar Bem Longe Daqui”, da escritora Delia Owens, e’ um conto lírico de sobrevivência e solidão, ambientado nas áreas pantanosas de uma pequena comunidade no litoral da Carolina do Norte.
È um grande hino à natureza, com um pouco de romance, um pouco de poesia, e um mistério muito bem construído ao redor de uma morte enigmática.
Kya Clark, a “ Menina do Brejo” e’ um caractere forte e original. Desde criança ela mora longe de qualquer contato humano, num barraco a beira do brejo.
Tendo as gaivotas como únicas companheiras, Kya desenvolve instintos primordiais de sobrevivência em simbiose com a natureza selvagem. Ela aprende a interagir com os seres humanos observando o comportamento de pássaros e insetos, e quando a aproximação com alguns moradores do vilarejo acontece, e’ com desconfiança e com medo da rejeição e do abandono.
Mesmo quando Kya, já mulher, se apaixona, ela mantem uma distância física e emocional: para ela, a solidão é o único recurso para lidar com os fatos da vida.
Não tente encontrar explicações racionais na trama, as vez implausível, do livro. “ Um Lugar Bem Longe Daqui” deve ser lido como uma alegoria, uma fantasia lírica ambientada contra o fundo magico do brejo, um lugar de luz, e do pântano silencioso e escuro, que
oculta segredos. Dentro do pântano tudo se transforma, a vida se decompõe e não deixa vestígios.
O prólogo nos diz tudo:
“ Um pântano sabe tudo sobre a morte, que não define necessariamente come tragédia, e com certeza não como pecado”
Você precisa fazer log in para comentar.