Janis Joplin morreu há 50 anos e eu continuo gostando da sua música e da sua voz
Veja o quarto 105
O Hotel
O hotel Landmark em Hollywood agora se chama Highland Gardens Hotel mas o quarto 105 continua o mesmo.
Ela foi encontrada morta no quarto, uma overdose de heroína.
Não sei se vc vai querer ver o quarto 105.
Não é apenas um quarto, Vc vai sentir a dor da perda.
Eram os famosos anos 70 de Jim Morrison, Jimmy Hendrix, Brian Jones, Bob Dylan e tantos outros.
Mas antes disto, queria salientar que por trás da imagem mundialmente famosa da cantora “hippie” nos palcos de Woodstock, Monterey e Fillmore East, esconde-se experiências com a música clássica que influenciaram sua carreira.
A Cantora e a musica classica
Janis vivia em contato com o mundo dos musicais e da música teatral.
Seu pai, reunia os filhos a noite para ouvir as obras de alguns dos maiores compositores clássicos, de Bach a Rachmaninoff.
Essas primeiras influências levaram Janis a recorrer ao repertório de George Gershwin em 1968 para fazer um cover de uma de suas faixas mais conhecidas, a famosa canção “Summertime”.

Se sua capa, desenhada por Robert Crumb, já é única, Joplin decide com o grupo Big Brother & The Holding Company adicionar uma introdução no estilo de fuga de Johann Sebastian Bach.
Janis passou para o Brasil no Carnaval oito meses antes de falecer, em fevereiro de 1970 o fotógrafo Ricky Ferreira a encontrou sozinha, caminhado desnorteada pela praia, depois de ser expulsada do hotel Copacabana Palace por ter nadado nua na piscina e a hospedou na casa dele no bairro do Leblon.
Não tenho certeza do porque queria ver o quarto, mas aparentemente não sou a única pessoa.
Talvez um santuário de uma jovem que marcou profundamente a história e o desenvolvimento do blues e do rock psicodélico dos anos 1960, e não somente isso.
Com uma voz única e marcante, Janis Joplin impressiona não só o mundo do rock, mas também públicos de gêneros musicais mais distantes, como a ópera.
Você precisa fazer log in para comentar.